• 1 Post
  • 10 Comments
Joined 1 year ago
cake
Cake day: June 18th, 2023

help-circle






  • The problem with chatGPT is that it allows for automation of content creation.

    Imagine a a single guy using chatGPT to control thousands of social media bots, who answer in a human-like way and are able to follow conversations and context, but who all defend the same point of view.

    Or imagine a single guy controlling thousands of “local news blogs” that have a constant stream of fresh AI-generated content (both articles and comments), once again all pushing the same narrative.

    That is the main problem with things like chatGPT, if not controlled - they allow anyone to create their own “troll farm”.



  • Isso é pensar muuuito à frente :P

    Eu sei, não leves a mal, como disse, é apenas um exercício filosófico.

    O que me leva a pensar nestas coisas é que tu, neste momento, estás exatamente na mesma situação em que estava por exemplo o gajo do imgur quando começou. Claro que o contexto não é diretamente comparável uma vez que o serviço dele tinha custos muito maiores, mas tens que ter perfeita noção de que manter, do teu bolso e com o voluntariado do teu tempo, uma comunidade que crescesse constantemente não seria sustentável. Aí, como dizes, a melhor solução seria doações da comunidade, mas com doações acontece uma de duas coisas:

    1. As doações não são suficientes para cobrir os custos. Nesta situação ou se desiste da instância e fragmenta a comunidade, ou se procura outras fontes de financiamento

    2. As doações são mais que suficientes e a coisa torna-se lucrativa, o que transforma a comunidade num negócio

    Em ambas as situações, a longo prazo, ou a comunidade morre/migra ou aparecem investidores, publicidade e venda de dados.

    A melhor forma de evitar seguir este caminho seria, penso, a transparência que referes. Nomeadamente, transparência a nível dos custos de alojamento e tempo. Podias usar uma ferramenta tipo clockify para registar horas de trabalho relacionados com a gestão/manutenção da instância, considerar essas horas como custo, a preço/hora de mercado, e publicar mensalmente a fatura do alojamento e o relatório de horas, para a comunidade saber quais são os custos reais de manter a instância e tentar cobrir esses custos com doações.

    Para evitar o segundo problema (doações em excesso), todo o excesso poderia por sua vez ser doado a instituições de caridade votadas pela comunidade ou para o desenvolvimento do próprio lemmy e respetivas apps.

    É só uma ideia, e nem sequer é muito boa - tudo isto dependeria à mesma da tua boa vontade a longo prazo. Talvez existam formas de, de alguma forma, “democratizar” a posse da instância e os custos de a manter?